quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

lições bíblicas para juniores

A criação



LIÇÃO 1 – A CRIAÇÃO – INTRODUÇÃO

Leitura Bíblia inicial: Gênesis 1.1-5, 26 e 27

Gênesis significa “começo”. Começo do universo, da vida, do homem, do pecado.

Nota: Deus não teve começo, ele sempre existiu e sempre existirá.

Qual a importância para nós sabermos que Deus criou todas as coisas?

1)      Sabemos que somos plano dEle, não somos frutos do acaso (“evolução”).
2)      Ele fez tudo para a Sua glória (Sl 19.1, Ef 1.6)

Deus é o Criador. Do nada, Ele fez tudo o que existe. Vamos verificar algumas de suas obras (deixar os alunos responderem)

Gênesis 1.3 - …………………...........................................................................................
Gênesis 1.7 - …………………...........................................................................................
Gênesis 1.9-10 - …………………......................................................................................
Gênesis 1.11: - ………………............................................................................................
Gênesis 1.14 - ………………….........................................................................................
Gênesis 1.20 - ………………….........................................................................................
Gênesis 1.25 - ………………….........................................................................................
Gênesis 1.26 - ………………….........................................................................................

Destas coisas, qual você entende mais maravilhoso? Por quê?

No sexto dia, quando concluiu a sua obra, ele constatou que tudo era “muito bom”. Havia harmonia e paz – e Deus descansou no 7º dia (leia Gn 2.1-2). Portanto, a criação foi realizada em 6 dias – muitas pessoas não acreditam que foi assim, porém nós, que cremos que a Bíblia é exata, entendemos que o poder de Deus é suficiente para fazer tudo o que existe do nada! Isto se chama fé, crer que Deus é o agente da criação, e a origem de tudo.

O fato dEle ter feito tudo o que existe a partir do nada evidencia que Ele é “Todo-Poderoso” (Deus pode todas as coisas).

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA (fazer em casa e trazer na próxima aula)

Tente descobrir nos versículos abaixo a resposta para as seguintes questões:

1) Gênesis 2.1: Deus cuidou que tudo fosse feito de forma completa. Qual a frase, neste versículo, que demonstra isto?
…………………................................................................................................................

2) Gênesis 1.22: Além de criar os animais, Deus fez mais uma ação. Qual foi?
…………………................................................................................................................

3) Gênesis 2.8 – Qual foi o nome do jardim criado por Deus?
................................................................................................................

4) Gênesis 1.26 – Observe o plural “façamos”. A quem você entende que se refere este versículo?
…………………................................................................................................................

5) Gênesis 1.30 – Há um detalhe interessante aqui: Deus prescreve a comida para todos os animais que criou. Qual era esta comida?
…………………................................................................................................................

Ler os capítulos 1 e 2 de Gênesis até a próxima aula (todos os versículos).

Versículo para decorar: Salmo 19.1

Respostas dos exercícios:

1)      “... e tudo o que neles há”
2)      Os abençoou
3)      Éden
4)      Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (Trindade)
5)      Todos os vegetais


LIÇÃO 2 – A CRIAÇÃO – CONCLUSÃO

Professor: verifique as questões da Lição 1, revendo as respostas dadas pelos alunos.

Leitura Bíblica inicial: Gênesis 1.31-2.3 e 2.15

Perguntas para a classe (deixar os alunos responderem!):

  • Qual foram as tarefas dadas por Deus ao homem, em relação ao Jardim do Éden? Gn 2.15

  • Quais as 5 ordens dadas por Deus ao homem, em relação à criação? Gn 1.28

  • Em que Deus se inspirou para criar o homem? Gn 1.27

  • Qual o material que Deus utilizou para criar a mulher? Gn 2.21-22

  • O que o homem concluiu ao ver a mulher? Gn 2.23

  • O que Deus fez no sétimo dia? Gn 2.2.

Houve 2 propósitos principais de Deus ao criar o homem: amá-lo e ter comunhão com Ele.

Quem esteve na criação com Deus? Veja João 1.1-2.

O Universo não poderia existir, sem a atuação da Palavra de Deus – João 1.3.

Vamos refletir sobre Salmo 19.1-4:

  1. Quem declara a glória de Deus, segundo estes versículos?
  2. A criação é uma evidência que Deus existe, pois percebemos ordem, beleza e organização.
  3. Deus se revela como Todo-Poderoso (que pode tudo). O homem pode transformar coisas (fazer computadores, a partir de materiais existentes), mas somente Deus pode criar coisas!

Você observa, pelos versículos bíblicos que estudamos, o cuidado especial de Deus em cada detalhe da criação! Por exemplo, se Ele não tivesse criado o Sol, não receberíamos energia, nem calor, nem luz durante o dia. Deus providenciou tudo!

Assim, a criação foi completa, evidenciando que Deus é um Deus de amor, de cuidado, de atenção, de zelo. Deu alimentos aos animais, separou as águas da terra, colocou o Sol e a Lua, cuidou para que um jardim especial abrigasse o homem, etc.

Localizar no mapa do Oriente Médio onde fica o rio Eufrates, mostrando aos alunos. Após, peça para um aluno ler Gn 2.10-14, e descreva o que é mencionado sobre ele.

Versículo para Decorar: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” – Gênesis 1.31.

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1)      Leia o Salmo 139 e anote 3 versículos que falam sobre o cuidado de Deus:
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................

2)      Será que Deus criará mais alguma coisa? Pesquise nos versículos abaixo e chegue a uma conclusão, anotando o que entender interessante:

a) 2 Coríntios 5.17:
…………………........................................................................................................
b) Apocalipse 21.1:
…………………........................................................................................................
c) Apocalipse 21.5:
…………………........................................................................................................
d) Lamentações 3.22-23:
…………………........................................................................................................

3) Um detalhe muito importante, em toda a Bíblia, é que Deus não se limitou a cuidar da sua criação apenas nos 6 dias que a realizou. Até hoje Ele tem cuidado, e governa todas as coisas. Veja alguns versículos e procure as expressões que confirmam isto:

a) Deuteronômio 7.13: ...........................................................................................................
b) 1 Crônicas 29.12: ...............................................................................................................
c) Salmo 104.14: ....................................................................................................................
d) Salmo 139.16: ....................................................................................................................
e) Salmo 147.4: ......................................................................................................................
f) Romanos 5.5: .....................................................................................................................
g) Hebreus 13.5: .....................................................................................................................

4) Não apenas Gênesis menciona a criação – algumas outras passagens são: Is 40.26, 41.20, 42.5, 45.18,  Mc 10.6, Rm 1.20, Ap 10.06 – Leia estes trechos e indique 2 detalhes que lhe chamaram a atenção:

I.........................................................................................................................................................................................................................................................................................

II........................................................................................................................................................................................................................................................................................

Respostas dos exercícios:

1) versos 13, 14, 16.

2)
a) Se alguém está em Cristo, é nova criação
b) Deus fará novos céus e nova terra
c) Fará novas todas as coisas
d) As misericórdias de Deus são renovadas a cada manhã!

3)
a) "fará com que vocês se multipliquem"
b) "dominas sobre todas as coisas"
c) "é o Senhor que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva"
d) "todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro"
e) "Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo seu nome"
f) "derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo"
g) "nunca o deixarei, nunca o abandonarei"

4) (o aluno escreverá o que entendeu, seguem sugestões)
- Chama todas as estrelas pelo seu nome - Is 40.26
- Deus é eterno, Ele não foi criado, pois "vive para todo o sempre". Criou tudo, nada veio a existir sem sua ação - Ap 10.6
- Deus é a origem da vida - Is 42.5
- A terra foi criada para ser cheia de habitantes - Is 45.18
- Deus fez homem e mulher, ou seja, sexos distintos - Mc 10.6
- Ele se revela através da criação - Rm 1.20

LIÇÃO 3 – A QUEDA

Leitura: Gênesis 3.1-6 e 17-19.

Deus fez o homem livre, inclusive para obedecê-lo. Deus não queria brinquedos para manipular e controlar. Ele não criou robôs. O Criador não tencionou formar pessoas movidas a bateria. Ele queria gente de verdade a quem Ele pudesse amar e de quem pudesse ser amado. Queria que fossem livres para escolher. A isto chamamos de “livre-arbítrio”.

Satanás ocultou-se atrás de uma serpente para questionar a aliança Edênica (v.1). A mulher respondeu corretamente (vv.2-3).

Professor: deixe os alunos pesquisarem na Bíblia os versículos entre parênteses – apenas mencione a questão:

Qual foi a mentira que a serpente disse à mulher? (Gn 3.4)
Compare com o que Deus havia dito: (Gn 2.16,17).
Porque a serpente quis mentir?
Quais são os propósitos de Satanás? Jo 10.10
Qual seu apelido? Jo 8.44.
Qual o nome do fruto que não poderia ser comido? (Gn 2.17)
O que o homem poderia comer? (Gn 2.16)
O que aconteceu imediatamente após a desobediência? (Gn 3.7)

A percepção da nudez foi de que perderam a proteção do corpo que tinham antes da queda – conheceram e enxergaram o mal, sabendo que haveria uma conseqüência para isto. A primeira coisa que fizeram foi cobrirem-se com folhas, tentando afastar o desconforto físico e espiritual que sentiam. O pecado é assim: causa-nos embaraço!

Quem Adão acusou (3.12)? E a mulher? (3.13).

·      Resultados da queda:
1.    Conhecimento do mal (3.22)
2.    Perda da comunhão com Deus (3.23-24)
3.    Morte espiritual e física
4.    Maldição da terra (3.19)
5.    Dores (3.16)
6.    Expulsão do Éden (3.23-24)

Por causa da desobediência, o homem perdeu sua comunhão com Deus, foi expulso do paraíso e o pecado passou para todos nós. Não era este o plano de Deus. Mas o homem teve liberdade para decidir se seguia ou não as instruções divinas.

Até hoje, o homem tem liberdade para aceitar ou não a vontade de Deus em sua vida. E você? Está submisso ao que Deus deseja?

A misericórdia de Deus se evidencia em Gn 3.14-15. Também em Gn 3.21. É a “Aliança Adâmica”:
1. Deus promete um Salvador: Gn 3.15
2. Sacrifício de sangue: Gn 3.21 e 4.4
3. Cultivo da terra para alimentação: Gn 3.23

Versículo para decorar: João 10.10.

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1. Deus havia afirmado em Gn 2.17 que a desobediência traria a morte. Porém, Adão e Eva não morreram (fisicamente falando) logo após pecarem. Converse com seus pais e troque idéias com eles – que tipo de morte Deus estava se referindo?
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................

2. Infelizmente, o homem (ser humano) desviou-se dos propósitos divinos, e pecou (desobedeceu). Leia Gn 3.1-12 e descubra quais versículos que mencionam:

  • a) Onde Adão culpa Eva pelo que fez: .................................
  • b) Onde a serpente lança uma mentira: .................................
  • c) Onde Adão e Eva se escondem: ........................................
  • d) Onde percebem que estavam nus: ......................................
  • e) Onde Deus faz perguntas ao homem: ................................

3. Agora leia Gn 3.20-24 e complete o quadro:

Resposta:
N° do versículo
a) Quem deu o nome à Eva


b) De onde o homem foi expulso


c) Material que Deus utilizou para fazer roupas


d) Nome do fruto da árvore que fazia o homem viver




Respostas dos exercícios:

1) A morte espiritual, num primeiro momento - perderam a comunhão perfeita com Deus - e a morte física, após determinados anos.

2)
a) v.12
b) v. 4
c) v. 8
d) v. 7
e) vv. 9, 11 e 13

3)
a) Adão, v. 20
b) Jardim do Éden, v. 23
c) pele, v. 21
d) árvore da vida, v. 24

LIÇÃO 4 – CAIM E ABEL
Gênesis - Capítulo 4

Professor: deixe os alunos pesquisarem os versículos e encontrarem eles mesmos as respostas:

- Caim e Abel eram filhos de ....? (Gn 4.1-2)
- O que cada um se tornou? (Gn 4.2)
- O que Caim fez? (Gn 4.3)
- O que Abel fez? (Gn 4.4)
- De quem o Senhor aceitou a oferta? (Gn 4.4)

Segundo a Bíblia, Abel era um homem de fé (Hb 11.4). Esta é a diferença entre as ofertas: Abel consagrou sua oferta, pela fé, e Caim trouxe sua oferta para agradar a Deus pelas obras, e não pela fé.

Caim confiou em sua oferta e não em Deus. Abel confiou em Deus e não na sua oferta. O elemento divisor para agradar a Deus é a fé (Hb 11.6).

- O que aconteceu com Caim? (Gn 4.5)
- Quais foram os conselhos do Senhor com Caim? (Gn 4.6-7)

Infelizmente, o coração de Caim permaneceu desgostoso e incrédulo. Não seguiu os conselhos que o Senhor lhe havia dado e deu vazão a seus impulsos, matando Abel - Gn 4.8.

Questões a serem debatidas na classe:
1. Por que Caim estava errado? (Sua oferta não foi agradável a Deus porque não foi feita pela fé, como a de Abel. O desgosto dele levou à ira, e esta ao descontrole de suas atitudes a ponto de matar seu irmão)
2. Por que a fé é tão importante em nossa relação com Deus? (É pela fé que recebemos a graça de Deus – Ef 2.8, nossas boas obras nunca pagarão nossos pecados – Gl 2.16, Ef 2.5)

Versículo para decorar: “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim” – Hebreus 11.4.

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna

1. Profissão de Abel (Gn 4.2)
a. Node
2. Profissão de Caim (Gn 4.2)
b. Caim
3. Local onde Abel foi morto (Gn 4.8)
c. Agricultor
4. Primeiro filho de Eva (Gn 4.1)
d. Pastor de ovelhas
5. Local onde Caim viveu (Gn 4.16)
e. Campo

2) Procure, em Gênesis capítulo 4, o versículo que fala sobre:

a- Uma pergunta que o Senhor fez a Caim: ___________
b- Onde Deus coloca um sinal em Caim: __________
c- Onde Eva fala: _______________

3) Em outras partes da Bíblia, há comentários sobre Abel e sua oferta. Leia os versículos abaixo e anote:

a) Como Abel foi chamado em Mt 23.35: ________________
Hebreus 11.4:
b) O tamanho do sacrifício: ___________________________
c) O que ele alcançou: _______________________________
d) O que Deus fez: __________________________________
e) O que, depois de morto, a fé de Abel faz: ______________

4) Anote V para verdadeiro e F para falso:

a(   ) O Senhor disse a Caim que o pecado é uma ameaça – Gn 4.7
b(   ) Caim ficou contente após matar Abel – Gn 4.13-14
c(   ) O 3º filho de Eva foi Sete – Gn 4.25
d(   ) Na época de Abel se começou a invocar o Senhor – Gn 4.26
e(   ) Caim adorou a Deus e permaneceu em sua terra – Gn 4.16

Respostas dos exercícios:

1)
1-d
2-c
3-e
4-b
5-a

2)
a) v. 9
b) v.15
c) vv. 1 e 25

3)
a) justo
b) superior ao de Caim
c) foi reconhecido como justo
d) aprovou as suas ofertas
e) fala

4)
a) V
b) F (ficou com medo)
c) V
d) F (na época de Sete)
e) F (afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node)








LIÇÃO 5 – NOÉ E O DILÚVIO
Gênesis - Capítulos 6 a 8

Professor: uma das motivações para o ensino bíblico é que o próprio aluno encontre a resposta em sua Bíblia. Leiam em conjunto Gn 6.9-22, 7.1, 4, 9-10 e 12-13 e deixe as questões abaixo para que seus alunos pesquisem e respondam (não mencione o versículo, deixe eles procurarem!):

- Porque Deus decidiu tirar toda a vida na terra? (Gn 6.5, 11-12)
- Qual seria o método de destruição? (Gn 6.17)
- O que a Bíblia fala sobre Noé? (Gn 6.9)
- Qual seria o tempo que choveria sem cessar? (Gn 7.4)
- Quantas pessoas entraram na Arca? (Gn 7.13)
- Além de construir a arca, o que mais Noé deveria fazer? (Gn 6.19-21)
- Qual foi o método de captura dos animais? (Gn 6.20 e 7.9)
- Quantos dias Noé ficou na arca antes que chovesse? (Gn 7.10)
- Número de dias que as chuvas caíram (Gn 7.12)

Apesar de Deus amar o homem, odeia o pecado. A situação na terra era insuportável – somente um homem foi chamado de justo entre todos! A violência, a corrupção e a disseminação do pecado precisavam um freio, e Deus resolveu agir antes que o próprio Noé, o último homem justo (Gn 7.1), viesse a perecer.

Vamos ler a descrição da arca: Gn 6.14-16. Noé recebeu uma tarefa pesada e difícil: construir uma arca de 133 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13,5 metros de altura, com 3 compartimentos (andares).

Questões a serem debatidas na classe:
1. Existe semelhança entre nossa época e a época de Noé? (Destaque a violência, incentivada por filmes e games, e a corrupção desenfreada na política e nos empreendimentos humanos)
2. Qual a arca de salvação para nossos dias? (Jesus Cristo é o único caminho de salvação – At 4.12).

Versículo para decorar: “Não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” – Atos 4.12.

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna:

1. Um dos filhos de Noé (Gn 6.10)
a. Três
2. Material que a arca foi feita (Gn 6.14)
b. Quase sete metros acima dos montes
3. Número de andares da arca (Gn 6.16)
c. Sem
4. Número de pessoas que entraram na arca (Gn 7.13)
d. Cipreste
5. Nível das águas do dilúvio (Gn 7.20)
e. Oito

2) Procure, em Gênesis capítulo 8, a resposta e o versículo que fala sobre:

a- O que Deus enviou para baixar as águas: _________________
b- Local onde a arca parou: __________
c- Animal que Noé soltou pela primeira vez: _______________
d- Animal que Noé soltou pela segunda vez:  _______________
e- O que Noé construiu após sair da arca: ________________

3) Em outras partes da Bíblia, há comentários sobre o dilúvio e sobre Noé. Leia os versículos abaixo e anote:

a) Isaías 54.9 – O que Deus jurou: ____________________________________________________________________
b) Mateus 24.36-39 - a que Jesus comparou os dias de Noé: ______________________
c) 2 Pedro 2.5 - Como Noé foi chamado: ___________________________
d) Hebreus 11.7 – Como Noé condenou o mundo: __________________________

4) Anote V para verdadeiro e F para falso:

a - (   ) Desde a adolescência, o coração do homem é inclinado para o mal – Gn 8.21
b - (   ) Todos somos descendentes de Noé – Gn 9.18-19
c - (   ) Noé era pedreiro – Gn 9.20
d - (   ) O sinal da aliança de Deus com Noé foi o  céu azul - Gn 9.12-17
e - (   ) Os netos de Noé nasceram após o dilúvio – Gn 10.1

5) Converse com seus pais sobre o dilúvio e respondam: - Por que Deus salvou também os animais, e não apenas os homens?


Respostas dos exercícios:

1) 1c, 2d, 3a, 4e, 5b

2)
a- vento (v.1)
b- montanhas de Ararate (v.4)
c- corvo (v.7)
d- pomba (v.8)
e- um altar (v.20)

3)
a- as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a Terra
b- à vinda do Filho do homem (Jesus)
c- pregador da justiça
d- por meio da fé

4)
a- F (desde a infância)
b-V
c- F (agricultor)
d- F (arco-íris)
e- V

5) (resposta pessoal, mas pode ser lembrado que a misericórdia de Deus estende-se também aos animais e também para prover uma nova fonte alimentar para o homem após o dilúvio - Gn 9.3)
____________________________________________________________________
LIÇÃO 6 – ABRAÃO – O PAI DA FÉ
Gênesis 12 a 18

O homem caiu em pecado e perdeu a comunhão com seu Criador. Deus, entretanto, promete intervir e enviar um Salvador, logo após a queda do homem. Vamos ler Gênesis 3.15. “Descendente” quer dizer uma única pessoa, que pisaria a cabeça da serpente (inimiga do homem, que simboliza Satanás). Através desta pessoa, Deus estabeleceria a redenção (livramento) da humanidade caída no pecado.

Então, muitos anos depois, Deus chama um homem, Abrão, para dar sequência a seu plano de salvação. Leia Gênesis 12.1-3 e 17.1-5 e procurem responder em conjunto às seguintes questões:

- O que ele deveria fazer? Gn 12.1
- O que Deus prometeu a ele? Gn 12.2
- O que Abrão traria a todas as nações da terra? Gn 12.3
- Porque seu nome foi mudado? Gn 17.5

Abrão (com um “a) quer dizer “pai exaltado”
Abraão (com 2 “a”) quer dizer “pai de nações”. Em Gênesis 17.5, Deus muda o nome de Abrão para Abraão, com isto significando que sua descendência seria numerosa. Mas ele não tinha filhos, e estava então com 99 anos!

Deus é assim: usa nossas fraquezas e impossibilidades para demonstrar Sua força e poder! Abraão teve que crer nas promessas de Deus. Apesar da sua idade e da sua esposa, que era estéril e também idosa, Deus agiu na vida deles, como também age em nossas vidas.

Mas porque era tão importante que Abraão tivesse filhos e seus descendentes constituíssem uma nação?

Através da descendência de Abraão, Deus estabeleceria uma nação – os hebreus. Desta nação, viria a nascer o Salvador, que é o Messias (Jesus Cristo).

O plano de Deus foi assim traçado e nada impediria de isto ocorrer. Nem a esterilidade de Sara, nem a avançada idade de Abraão iriam impedir Deus de agir. A isto chamamos de “soberania de Deus”: Ele tem o poder de fazer todas as coisas ocorrerem conforme Seu santo e perfeito desejo! Abraão creu em Deus, e é um exemplo de fé confiante para todos nós. Leia Gênesis 15.4-6 e Romanos 4.16.

Abraão obedeceu a Deus, e peregrinou na terra de Canaã, saindo do lugar onde morava e indo para a terra que Deus lhe havia prometido – de Ur à Canaã são quase 1.000 km, numa época em que o principal meio de transporte era através de animais (camelos). Isto se compara também a nós, que somos chamados do mundo para a pátria celestial (céu) – somos apenas peregrinos (viajantes) aqui neste tempo!

Professor: procure mostrar, num mapa, as terras bíblicas – você obtém mapas na web – sugestão: http://www.compartilhandonaweb.com.br/imagens/mapa/omundodospatrarcas.jpg

Curiosidade: só existem 3 livros na Bíblia (Jó, Lucas e Atos) que não foram escritos pelos descendentes de Abraão. Todos os demais livros (63) foram revelados a seus descendentes!

Versículo para decorar: “Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça” – Gn 15.6.

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1) Anote V para verdadeiro e F para falso. Abrão:

a (   ) Tinha 45 anos quando saiu de Harã – Gn 12.4
b (   ) Foi de Harã para o Egito – Gn 12.5
c (   ) Quando chegou em Siquém, ergueu um altar – Gn 12.6-7
d (   ) Ele entregou o dízimo (décima parte) de tudo o que tinha - Gn 14.18-20
e (   ) O número de descendentes dele seria 500 – Gn 13.16

2)      Descubra mais fatos sobre Abraão nos versículos abaixo:

a) Onde ele morava antes de viajar com seu pai para Harã? Gênesis 11.31
…………………........................................................................................................
b) Porque ele foi para o Egito? Gênesis 12.10
…………………........................................................................................................
c) Quem acompanhava-o em sua peregrinação? Gênesis 12.4-5
…………………........................................................................................................
d) Qual o nome e a idade da sua esposa? Gênesis 17.15-17
…………………........................................................................................................
e) Qual o nome do seu filho (prometido por Deus)? Gênesis 17.19
…………………........................................................................................................

3) Converse com seus pais sobre a fé de Abraão, e os desafios que teve que enfrentar em sua vida de peregrinação: fome (Gn 12.10), ameaças de morte (Gn 12.11-12), guerra (Gn 14.14-16), dúvidas (Gn 15.1-2 e 8) e provas (Gn 22.1-2). Nós também somos peregrinos neste mundo – porém nossa pátria prometida é no céu. O que teremos que enfrentar em nossa caminhada? Como venceremos tais obstáculos?
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................

4) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna

1. Nome do sobrinho de Abraão (Gn 11.31)
a. Três
2. Número de homens que lhe foram ao encontro (Gn 18.2)
b. Sarai
3. Nome do seu filho com a escrava Hagar (Gn 16.15)
c. Ló
4. Antigo nome da esposa de Abraão (Gn 17.15)
d. Quatro
5. Número de pontos cardeais lhe foi ordenado olhar (Gn 13.14-15)
e. Ismael


Respostas dos exercícios:

1a - F (tinha 75 anos)
1b - F (foram para Canaã)
1c - V
1d - V
1e - F (o número não é citado, mas será tão numerosa como a areia)

2a - Ur
2b - Porque havia fome em Canaã
2c - Ló, seu sobrinho
2d - Sara (antes Sarai), 90 anos
2e - Isaque

3 - (Resposta pessoal, porém, pode ser lembrado que enfrentaremos perseguições, tentações e até a morte. Venceremos tais obstáculos unicamente pela fé em Nosso Senhor e Salvador - 1 Jo 5.4)

4 - 1c, 2a, 3e, 4b, 5d

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LIÇÃO 7 – ISAQUE E REBECA
Gênesis 24

Abraão não desejava que a esposa para filho Isaque fosse da terra de Canaã (atual Palestina), mas de sua parentela, na Mesopotâmia (atual Iraque). Os cananeus eram um povo idólatra, que sacrificava vida de crianças para seus deuses. Obviamente, Abraão, como amigo de Deus, não poderia aceitar estas práticas em sua família, por isso seu cuidado em escolher uma esposa para seu filho.

Nota para o professor: obtenha um mapa do Oriente Médio para indicar as regiões mencionadas aos alunos.

Buscar a vontade de Deus é mais importante do que obter todas as coisas do mundo (leia Mateus 16.26). Abraão insistiu com seu servo, para que de maneira alguma escolhesse uma esposa para Isaque entre o terrível povo de Canaã (Gn 24.3). Seu desejo (que também era a vontade de Deus) era afastar do pecado e do mal sua descendência. Ele sabia que nossos relacionamentos são importantes, e nos influenciam.

Buscamos a vontade de Deus para nossos relacionamentos:

1) Amizades - que sejam boas amizades e que não levem você a ser tentado a praticar o mal;
2) Namoro - que seja uma pessoa que confessa o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, e na época determinada e autorizada pelos seus pais;
3) Casamento - que seja, além de uma pessoa que confesse Jesus como Senhor e Salvador, alguém que queira servir ao Mestre para sempre, dentro e fora do casamento.

Professor: interaja com os alunos, através das seguintes perguntas (não lhes mostre o versículo, peça para lerem, em silêncio, Gn 24.10-14 e 25.20-21, somente após esta leitura inicie as perguntas):

- Para onde o servo de Abraão foi? Gn 24.10 (procure mostrar no mapa do Oriente Médio a posição aproximada da Mesopotâmia, atual Iraque).
- Onde ele parou? Gn 24.11
- Que ele fez lá? Gn 24.12
- Qual era o sinal para saber a esposa escolhida por Deus? Gn 24.14
- O que fez Isaque após casar-se com Rebeca? Gn 25.21

Como conhecer a vontade de Deus para nossa vida:
1) Pela Sua vontade revelada - a Bíblia.
2) Pela oração.
3) Aconselhando-se com quem tem sabedoria e discernimento (pais, professores e pastores) para guiá-lo para o bem.

Versículo para decorar: "Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu." - Salmo 40.8

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1) Anote V para verdadeiro e F para falso. Abrãao:

a (   ) Chamou seu servo mais novo e lhe deu ordens a respeito da viagem que faria – Gn 24.2
b (   ) Ordenou ao servo que buscasse duas esposas para Isaque – Gn 24.4
c (   ) Exortou o servo a buscar uma esposa entre seus parentes – Gn 24.4
d (   ) Alertou que não deixasse seu filho Isaque ir para aquela terra - Gn 24.6
e (   ) Lembrou-se da promessa que Deus fizera – Gn 24.7

2)      Descubra mais fatos sobre a viagem do servo de Abraão nos versículos abaixo:

a) O que ele levou na viagem? Gênesis 24.10
…………………........................................................................................................
b) Qual foi o local que ele parou? Gênesis 24.11
…………………........................................................................................................
c) Como ele chamou Deus, em sua oração? Gênesis 24.12
…………………........................................................................................................
d) Qual seria a pergunta que ele faria para saber qual seria a futura esposa de Isaque? Gênesis 24.14
…………………........................................................................................................
e) Qual seria a resposta que confirmaria que encontrar a mulher certa? Gênesis 24.14
…………………........................................................................................................

3) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna, indicando também o versículo onde encontra-se a resposta (leia o capítulo 24 de Gênesis para encontrar as respostas corretas):

Questão
Resposta
Versículo
1. Nome que da mulher que seria futura esposa de Isaque
a. Naor
 
2. De quem ela era neta
b. Sara
 
3. Um dos irmãos dela, que foi citado primeiro no texto
c. Betuel
 
4. Nome da mãe de Isaque
d. Labão
 
5. Nome do pai da futura esposa de Isaque
e. Rebeca
 


Respostas dos exercícios:

1a - F (chamou seu servo mais velho)
1b - F (uma esposa)
1c - V
1d - V
1e - V

2a - Dez camelos e do que o Abraão tinha de melhor
2b - Junto ao poço que ficava fora da cidade
2c - "Deus do meu senhor Abraão"
2d - "Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber"
2e - "Bebe. Também darei água aos teus camelos"

3 - 1e (Gn 24.15), 2a (Gn 24.24), 3d (Gn 24.29), 4b (Gn 24.66), 5c (Gn 24.15)


LIÇÃO 8 – ESAÚ E JACÓ
Gênesis 25 a 27

Isaque e Rebeca tiveram 2 filhos gêmeos, mas bem diferentes - vamos ver suas características em Gênesis 25.25-27:
Professor: lembre-se de envolver os alunos na aula, não dê as respostas de imediato, incentive-os a lerem os versículos e detalharem o que aprenderam.
Esaú - peludo, caçador, ruivo, o preferido de Isaque.
Jacó - liso, agricultor, o preferido de Rebeca.

O nome de Esaú significa "peludo", enquanto Jacó significa "suplantador, vencedor". Infelizmente, como veremos adiante, Jacó quis suplantar seu irmão pelos meios errados, desviando-se da vontade de Deus para sua vida e trazendo sobre si inúmeros problemas que poderiam perfeitamente serem evitados.

Quando buscamos interesses próprios acima de qualquer norma de conduta ou ética, erramos tremendamente!

Afinal, o que Jacó fez de errado?

1. Aproveitou-se da fraqueza de seu irmão - vamos ler detalhes em Gênesis 25.29-34. Naquela época, o direito de primogenitura (o primogênito, ou o filho mais velho) era muito importante. Quando morria o pai, recebia ele porção dobrada na distribuição dos bens de família (Dt 21.17). Esaú, por ter nascido primeiro, era que detinha este direito, mas Jacó comprou-o por um valor aviltante, injusto. A injustiça é uma das causas de grandes problemas nas famílias, em nossos relacionamentos e no mundo atual. O cristão deve extirpar de sua conduta a injustiça e a exploração das fraquezas dos outros para obter vantagem (professor: aproveite este momento para exemplificar algumas condutas incorretas, tais como pressionar alguém para fazer algo que não deseja, fazer um negócio injusto - receber muito dinheiro por algo que vale pouco, etc.).

2. Mentiu descaradamente - leia os detalhes em Gênesis 27.6-10, 18-19 e 24. Jacó e Rebeca se aliaram para enganar Isaque, que nesta época estava cego  (Gn 27.1). A mentira é um pecado especialmente incentivado por Satanás, é ele o pai da mentira (João 8.44). Definitivamente, nós não precisamos de qualquer desonestidade para recebermos as bênçãos de Deus!
Professor: incentive os alunos a refletirem sobre honestidade, procurando alertá-los que a mentira e o engano são destruidoras da confiança, da fidelidade e das verdadeiras amizades, além de ser nitidamente contrário à vontade de Deus.
As consequências dos pecados de Jacó: ódio, brigas na família, separação, tristeza - Gn 27.4145. O pecado sempre traz consequências, ainda que não sejam imediatas.

Tempo de reflexão (faça deste momento um período especial em que cada aluno examinará sua vida em relação às questões propostas):

a) O que você tem feito que o afasta de ter paz com Deus e com outros (familiares, parentes, amigos, colegas de escola)?
b) Você já eliminou o pecado da mentira da sua vida?
c) Quem pode ajudá-lo na luta contra o pecado? (O Espírito Santo, Gl 5.22-25).

Versículo para decorar: "Se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!" - Provérbios 1.10.

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1) Anote V para verdadeiro e F para falso:

a (   ) O diabo é pai da mentira - João 8.44
b (   ) Jacó apenas obedeceu a Rebeca, e por isto não poderia ser culpado de mentira – Gn 27.5-13
c (   ) Esaú fez um bom negócio, ao vender seu direito de primogenitura – Gn 25.31-34
d (   ) Jacó ficou furioso quando se viu enganado por Esaú - Gn 27.41
e (   ) A consequência de mentiras, enganos e astúcias é que temos paz uns com os outros - Gn 27.42-45.

2)     Leia os versículos indicados e mencione as sucessivas mentiras que Jacó falou a seu pai:

a) Gênesis 27.19, primeira frase:
…………………........................................................................................................
b) Gênesis 27.19, segunda frase:
…………………........................................................................................................
c) Gênesis 27.19, terceira frase e Gênesis 27.20, segunda frase:
…………………........................................................................................................
d) Gênesis 27.24:
…………………........................................................................................................


Respostas dos exercícios:

1a - V
1b - F (professor: alerte que a mentira é sempre pecado, e não há justificativa alguma de obedecermos uma ordem que nos faça mentir e enganar outros)
1c - F (fez um péssimo negócio, aceitou ser explorado e desprezou a bênção que Deus lhe dera ao nascer)
1d - F (foi Esaú que ficou furioso ao ver-se enganado por Jacó)
1e - F (teremos conflitos, desarmonias e divisões, além da perda de confiança daqueles que enganamos)

2a - Afirmou ser Esaú
2b - Afirmou ter obedecido a ordem que, na verdade, foi dada exclusivamente a Esaú (Gn 27.1-4)
2c - Afirmou ter caçado (quando apenas tinha selecionado um cabrito do rebanho - Gn 27.9).
2d - Confirmou, pela segunda vez, ser Esaú.




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LIÇÃO 9 – JACÓ MUDA DE VIDA
Gênesis 28 a 33

Jacó agora é um fugitivo e tem que enfrentar aquilo que semeou. Parte para uma terra distante, Padã-Arã, onde viviam seus parentes.
Professor: mostre num mapa o local onde Jacó morava (Canaã, atual Palestina) e para onde fugiu de Esaú (Padã-Arã na região de Harã, atual sul da Turquia).
O sonho de Jacó (Gn 28.10-15):
- Onde ele se encontrava? (em viagem)
- O que ele utilizou como travesseiro? (pedras)
- O que ele sonhou? (com uma escada cujo topo alcançava o céus, e os anjos subiam e desciam por ela)
- Quem lhe apareceu no sonho? (Deus)

Neste sonho, Deus lhe promete 3 coisas:
1. A terra (Gn 28.13)
2. Que sua descendência será enorme (Gn 28.14)
3. Que estaria com ele (Gn 28.15)
Professor: não dê as respostas de imediato, incentive-os a buscarem nos versículos os detalhes, assim você enriquecerá o interesse de seus alunos pela história
Apesar de tantos erros e pecados de Jacó, Deus o amava, e o guiaria a uma nova vida. Deus também nos ama, apesar de nossos pecados!

Jacó chega a Padã-Arã e conhece Raquel, sua futura esposa, e seu tio Labão (irmão de Rebeca, sua mãe). Qual foi a proposta de Jacó para Labão (Gn 29.18)?

O que aconteceu no dia do casamento? Gn 29.22-26. Jacó sentiu o gosto amargo de ser enganado - teve que trabalhar mais 7 anos para obter Raquel - Gn 29.30. Infelizmente, ele seria enganado várias vezes por seu sogro (Labão), mas o Senhor estava com ele, ajudando-o e fazendo-o prosperar.

Jacó decide retornar à sua casa após 20 anos, em obediência ao que Deus lhe ordena - Gn 31.13, 38-41. Na volta, Deus muda seu nome para "Israel" - que significa "que luta como príncipe", por ter lutado com o anjo do Senhor - Gn 32.28.

Nota: a luta de Jacó não foi contra um homem comum, mas contra o anjo do Senhor - representando uma luta de oração (Oséias 12.3-4). Vemos aí a fé de Jacó, em insistir na luta e na bênção, pois sabia que sua vida precisava de mudança e da aprovação de Deus.

Humilde, se arrepende de ter enganado seu irmão Esaú, e reconcilia-se com este - Gn 33.4-5.

Questões a serem debatidas:

1. Quais foram as atitudes de Jacó ao ser enganado por Labão, repetidas vezes? (Ele não procurou se vingar, mas agiu com cautela, até que, cansado de tantas dificuldades, decidiu retornar à casa de seu pai). Professor: valorize as mudanças de atitudes de Jacó: de enganador a enganado - mas não retribuindo engano a seu sogro, recusando-se a guardar rancor e humilhando-se ao pedir perdão a Esaú.
2. Jacó arriscou-se muito ao ir ao encontro de Esaú, pois este lhe vinha ao encontro com (Gn 32.6). Você está disposto a arriscar para reconciliar-se com alguém que ofendeu?

Versículo para decorar: "Espere pelo Senhor, e Ele dará a vitória a você" - Provérbios 20.21.

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1) Anote V para verdadeiro e F para falso:

a (   ) Isaque pediu a seu filho Jacó para casar-se com uma mulher cananéia - Gn 28.1-2.
b (   ) Através da descendência de Jacó todos os povos seriam abençoados – Gn 28.13-14
c (   ) Labão foi honesto com Jacó – Gn 31.6-7
d (   ) Deus olhou para as injustiças que Jacó sofreu e o fez prosperar - Gn 31.42
e (   ) Ao nos vingar, fazemos a vontade de Deus - Rm 12.17-21

2)     Leia os versículos indicados e responda:

a) Gênesis 31.42: quanto tempo Jacó serviu a Labão para casar-se com Lia e Raquel?
…………………........................................................................................................
b) Gênesis 31.43: qual foi a mentira de Labão nesta passagem? Porque era mentira?
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................
c) Gênesis 32.3-5: como Jacó chamou Esaú? Qual era a mensagem final que enviou a ele?
…………………........................................................................................................
d) Gênesis 32.24-31: como se chamou o local em que Jacó lutou para obter a confirmação da bênção do Senhor?
…………………........................................................................................................


Respostas dos exercícios:

1a - F (pediu para que casasse com uma das filhas de Labão, em Padã-Arã)
1b - V
1c - F (foi desonesto, primeiro entregando Lia, ao invés de Raquel, em casamento e depois mudando-lhe o salário dez vezes do combinado)
1d - V
1e - F (a vingança pertence a Deus, e não a nós)

2a - 14 anos
2b - Afirmou que os rebanhos eram dele, quando na verdade, Jacó tinha trabalhado 6 anos para obtê-los (Gn 31.41)
2c - Chamou de senhor, e pediu que o recebesse bem
2d - Peniel (v. 30), que significa "vi Deus face a face".

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 LIÇÃO 10 –  A HISTÓRIA DE JOSÉ - 1ª PARTE
Gênesis 37 e 39

Leitura inicial: Gênesis 37.2-11.

José era o filho preferido de Jacó (Israel) - por ser filho de Raquel (esposa favorita de Israel) e por ter qualidades morais que o diferenciavam de seus irmãos ("contava ao pai a má fama deles" - Gn 37.2).

Infelizmente, seus irmãos o odiavam, ainda mais que revelara 2 sonhos em que José seria governador sobre eles. Outra situação que aumentou a rixa foi o fato de José receber de presente uma bela túnica de seu pai (Gn 37.3).

A forma como José revelou seus sonhos, provavelmente de forma orgulhosa, foi o estopim para os trágicos eventos subsequentes. Nesta época, ele tinha 17 anos (Gn 37.2).

Professor: reflita com os alunos sobre vaidade e orgulho - destaque que tais atitudes são pecado e nos separam das pessoas e de Deus.

Os irmãos de José, ao vir ele de encontro a eles, não o suportavam mais, e decidiram matá-lo (Gn 37.18-24).

Felizmente, um irmão de José, Rúben, influenciou os demais para pouparem-lhe a vida. Você é influência positiva ou negativa ao seu redor? Quando todos tramam o mal, você é um que concorda, ou se opõe? A vida de José estava em perigo, e como veremos na próxima lição, a atitude de Rúben em poupá-lo foi importante para que toda a família fosse salva da fome.

Os irmãos deliberaram em vendê-lo como escravo para o Egito (Gn 37.25-28). Você pode imaginar a vida de um escravo?

Professor: permita os alunos refletirem sobre as condições de um escravo, sem direitos, sem salário, sem poder escolher uma profissão, etc. - termine enfatizando que assim é o pecado - ele nos tira o direito de termos paz, comunhão com Deus e a verdadeira liberdade.

Agora José é escravo no Egito, na casa de Potifar - um oficial de faraó (o rei do Egito) - Gn 39.1-6. Por ser um rapaz zeloso em suas tarefas, logo destacou-se dos demais escravos, e Deus estava com ele. E você? É atencioso com suas tarefas (em casa e na escola), ou faz tudo relaxadamente e reclamando? Lembre-se que José foi abençoado por Deus, mesmo sendo escravo, e nós precisamos, como cristãos, sermos bons exemplos  diante de um mundo corrupto e cheio de males.

Mas José seria provado numa área em que muitos cedem facilmente: o sexo. A mulher de Potifar o seduz - Gn 39.7-20. Neste relato, vemos que José rejeitou repetidamente o convite para o mal, sabendo que seria pecado ter relações sexuais com uma pessoa casada (Gn 39.9). O código moral de José, apesar de o ter afastado de pecar, não o livrou da prisão. Mesmo diante das dificuldades, José perceberia que Deus estava com ele - Gn 39.21. Deus usaria mesmo circunstâncias difíceis para trazer bênção para as pessoas de sua época, como veremos na 2ª parte da história de José.

Professor, reflita com os alunos sobre a importância de rejeitar o pecado e obedecer à vontade de Deus - pois somente assim teremos uma vida de verdadeira bênção e libertação do mal. Ainda que venhamos a sofrer consequências desagradáveis, Deus está no controle dos acontecimentos à nossa volta.

Versículo para decorar: "Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade." (Provérbios 4.27)

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1. Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna, indicando também o versículo onde encontra-se a resposta (leia os capítulos 37 e 39 de Gênesis para encontrar as respostas corretas):

Questão
Resposta
Versículo
1. Quem procurou poupar a vida de José
a. Potifar
 
2. Local em que José encontrou seus irmãos, no campo
b. Rúben
 
3. Oficial de faraó em cuja casa José trabalhou como escravo
c. Israel
 
4. Nome do pai de José
d. Judá
 
5. Quem propôs vender José para os ismaelitas
e. Dotã
 

2)     Leia os versículos indicados e responda:

a) Gênesis 37.28: por quantas peças de prata foi José vendido como escravo?
…………………........................................................................................................
b) Gênesis 37.31-33: de que forma os irmãos de José enganaram seu pai?
…………………........................................................................................................
c) Gênesis 39.7-10: como José enfrentou a contínua sedução da mulher de Potifar?
…………………........................................................................................................
d) Gênesis 39.11-12: de que forma José escapou e o que deixou para trás?
…………………........................................................................................................


Respostas dos exercícios:

1 - 1b (Gn 37.21-22), 2e (Gn 37.17), 3a (Gn 39.1), 4c (Gn 37.2), 5d (Gn 37.26-27)

2a - 20
2b - Afirmaram que acharam a túnica de José, que haviam encharcado de sangue de um bode.
2c - Recusou-se a pecar e evitava ficar perto dela
2d - Ele fugiu da casa, deixando seu manto.



LIÇÃO 11 –  A HISTÓRIA DE JOSÉ - 2ª PARTE
Gênesis - capítulos 40 - 41 e  45

Dica para o professor: procure ilustrar os sonhos de faraó, pesquisando na internet figuras de pés de trigo e de vacas gordas e magras.

Na lição passada vimos como José foi vendido como escravo pelos seus irmãos, indo parar no Egito, onde foi preso após sofrer calúnia.

Na prisão, José continuava a ser fiel a Deus, trabalhando. Logo começou a ser responsável por outros presos. Lá ele conheceu 2 prisioneiros especiais: o copeiro e o padeiro de faraó (o rei do Egito). Eles estavam encarcerados porque haviam ofendido faraó (Gn 40.1-4). Estes 2 prisioneiros tiveram 2 sonhos diferentes, e José os interpretou - para o copeiro, o sonho representava que voltaria a servir faraó, para o padeiro, que seria morto (Gn 40.9-13 e 16-19). Após 3 dias, ocorreu o que José interpretara, mas o copeiro do faraó esqueceu-se de José (Gn 40.23).

Depois de 2 anos, o próprio faraó teve um sonho - vamos ler os detalhes em Gênesis 41.1-7. Mas ninguém conseguia interpretar tais sonhos, até que, finalmente, o copeiro do faraó lembrou-se de José e da interpretação correta que dera ao seu sonho, 2 anos antes.

José foi trazido de imediato à presença do faraó, e pode interpretar os sonhos: Gn 41.14-16 e 25-27.

Professor, leia com os alunos as passagens e procure enfatizar Gn 41.15-16 - José transformado, de um rapaz orgulhoso em um homem humilde, que dá toda glória a Deus.

Algo surpreendente ocorre: José é promovido a vice-rei do Egito! Gn 41.39-43. Você está pronto para ser usado por Deus em qualquer situação? José estava pronto - apesar de estar preso, esperava sua libertação, o momento em que Deus agiria e o livraria. Agora ele é vice-rei da nação mais poderosa da época. Assim, sua influência se espalharia por todo o mundo conhecido da época, livrando povos da fome e da destruição.

Após os 7 anos de fartura, houve fome em toda a terra. Lembra-se que o pai de José e seus irmãos moravam na Palestina? (Professor: localize num mapa o Egito e a Palestina). Lá também havia fome. Israel manda seus filhos comprarem alimento no Egito (Gn 42.1-2). Era a oportunidade de José se vingar! Porém, ele se conteve, e quando seus irmãos chegaram no Egito, passou a investigá-los (Gn 42.7-8).

Lembre-se que a vingança pertence a Deus (Rm 12.19) - José tinha poder para matar seus irmãos, mas exigiu deles que retornassem a Canaã (Palestina) com a comida que precisavam e com seu irmão mais novo (que ficara com o pai) - Benjamim (Gn 42.15-16).

Seus irmãos retornaram para Canaã e Simeão ficou preso, como garantia de que voltariam com Benjamim. Benjamim era filho de Raquel, portanto, irmão de mesmo pai e mãe de José. Após consumirem toda a comida, foram obrigados a voltarem ao Egito, para comprar mais, agora com Benjamim. O encontro entre José e os irmãos, desta vez, seria emocionante e reconciliador - Gn 45.1-9. Agora todos seus familiares viveriam no Egito, em segurança.

José perdoou seus irmãos - você está disposto a perdoar quem lhe ofendeu?

Seus irmãos se arrependeram pelo que fizeram a José. Assim, Deus permitiu que, mesmo em circunstâncias difíceis, todos fossem livrados da fome. O Deus que esteve com José é o mesmo Deus que nos ama e cuida sempre de nós.

Versículo para decorar: "Nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira... minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor." (Romanos 12.19)

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1. Leia os capítulos 40 e 41 de Gênesis e coloque as frases na ordem correta (de 1 a 5) dos acontecimentos:

_____ José é feito governador do Egito por faraó
_____ José interpreta o sonho do copeiro
_____ José pede ao copeiro que lembre-se dele, quando sair da prisão e estiver na presença de faraó
_____ Faraó tem um sonho e ninguém consegue interpretá-lo
_____ José diz a faraó que Deus dará a faraó a interpretação do sonho

2)     Leia os versículos indicados e responda:

a) Gênesis 40.9-12: o que significavam os 3 ramos?
…………………........................................................................................................
b) Gênesis 40.20-23: quem foi restaurado na presença de faraó e quem perdeu sua vida, conforme previsto no sonho que José interpretara?
…………………........................................................................................................
c) Gênesis 41.2-4: o que as vacas magras fizeram às vacas gordas, no primeiro sonho de faraó?
…………………........................................................................................................
d) Gênesis 41.28-36: quanto da colheita do Egito José recomendou a faraó reter nos anos de boa safra?
…………………........................................................................................................
e) Gênesis 45.4-5: Como José interpretou todos os acontecimentos, desde que seus irmãos o venderam como escravo?


Respostas dos exercícios:

1 - sequência histórica:
1. José interpreta o sonho do copeiro
2. José pede ao copeiro que lembre-se dele, quando sair da prisão e estiver na presença de faraó
3. Faraó tem um sonho e ninguém consegue interpretá-lo
4. José diz a faraó que Deus dará a faraó a interpretação do sonho
5. José é feito governador do Egito por faraó
2a - 3 dias
2b - O copeiro foi restaurado e o padeiro foi enforcado.
2c - Comeram as vacas gordas
2d - Um quinto
2e - "pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês"



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