terça-feira, 24 de janeiro de 2012

8 MANEIRAS DE FAZER FLUIR A SUA CRIATIVIDADE

8 MANEIRAS DE FAZER FLUIR A SUA CRIATIVIDADE

"... porém as contarás a teus filhos" (Deuteronômio 4:9)
Se, como o autor de Eclesiastes diz, não há nada novo sob o sol, por que outras pessoas parecem sempre apresentar tantas idéias novas e criativas para seus programas com as crianças? Na verdade, há de fato pouquíssimas idéias criativas novas. Muitas vezes, o truque é emprestar idéias de outras pessoas e redesenhá-las de forma criativa. Apresento oito maneiras de copiar essas idéias e utilizá-las com proveito a fim de poder desenvolver melhor o programa para as crianças em seu ministério.

1. Compre revistas.
Pesquise revistas dirigidas a mulheres, crianças, trabalhos manuais e culinária. Faça xerox dos artigos interessantes e coloque-os em prática o mais breve possível em seu ministério.

2. Arquive sugestõesArquive sugestões que poderão ser usadas no futuro. Colecione sugestões de trabalhos manuais, jogos, receitas, atividades e assim por diante. Mesmo se você não estiver segura de como usar uma idéia, guarde-a para uso posterior.

3. Visite outros grupos.
Observe as classes nas escolas locais. Visite clubes de crianças como, por exemplo, os escoteiros. Procure saber o que outras igrejas estão fazendo. Muitos professores e líderes de grupos terão prazer em partilhar suas melhores idéias.

4. Busque nova utilização para objetos comuns.
Abra as portas dos armários de sua cozinha e pegue qualquer utensílio. De quantas formas este objeto pode ser usado além do óbvio? Pode ser um prato de alumínio que se transforme em címbalo, chapéu, ou disco voador. Exercite-se no buscar novos usos para objetos comuns. O que você pode fazer com guarnições de portas e janelas? Ou no que pode se tornar um saco cheio de papel picotado do escritório? Anote suas idéias e mantenha-as no seu arquivo.

5.Troque idéias com outras pessoas:Reúna-se com uma ou duas pessoas e abra seu arquivo. Diga: "Tenho aqui um artigo excelente a respeito do uso de balões nos projetos de ciências. Como poderemos relacionar este conteúdo com próximas lições ou atividades?" Não exclua qualquer que seja a idéia. Antes, tente incluí-la ou modificá-la até chegar a uma nova grande idéia que todos aprovem.

6. Observe as crianças brincarem.
Observe as crianças brincando em um parque e veja que jogos elas inventam enquanto brincam. Uma nova forma de jogar algum jogo conhecido pode ser criada em sua vizinhança e você será o primeiro a conhecer as regras! Então considere como poderá usar essa nova idéia em sua programação.

7. Converse com as crianças.
Isto pode parecer óbvio - você trabalha o tempo todo com elas. Mas as crianças são criativas sem nem mesmo pensar a respeito. Inclua algumas crianças em seu empreendimento de "olhar as coisas sob uma nova perspectiva". Faça o jogo de descobrirem o uso mais inusitado para objetos simples. Pergunte às crianças o que elas acham de sua programação atual. Como poderia melhorar? O que elas apreciam e o que não? Se elas estivessem no comando, o que fariam de forma diferente (além de comerem sorvete todas as semanas)? Leve a sério a contribuição delas. As crianças são seus melhores críticos e os aliados mais criativos.

8. Crie lições multissensoriais.
Você pode não ser capaz de levar seus alunos para as entranhas de um grande peixe, mas se meterem sob uma mesa com uma toalha durante a história pode acrescentar algum efeito. Ouvir a respeito de Jesus deitado em sobre uma esteira de palha assume um significado diferente quando as crianças estão sentadas sobre um monte de palha que provoca coceiras. Visualizar as 5.000 pessoas alimentadas por Jesus é muito fácil, se a sua lição ocorrer no centro de um estádio. Ainda uma palavra final de incentivo: Quanto mais você exercitar sua criatividade, mais fácil isto se tornará. Não há limites!


RESUMINDO:Não há limite para o que sua imaginação pode produzir. Simplesmente tire tempo para permitir-se ser criativo. Lembre-se de que quanto mais você pratica sua criatividade, mais fácil ser-lhe-á essa empreitada.



(Amy Nappa é co-autora criativa do livro 52 Fun Family Devotions (Augsburg Fortress Publishing). Reimpresso mediante permissão da Children's Ministry Magazine, Copyright 1995, Group Publishing, Inc., Box 481, Loveland, CO 80539. [Extraído de Kids' Ministry Ideas, outubro - dezembro de 2004, pp. 28-29.] )


A MENSAGEM DA SALVAÇÃO POR MEIO DA MÃO

UM MEIO ÚTIL PARA COMPARTILHAR A MENSAGEM DA SALVAÇÃO











USANDO A MÃO COMO UM VISUAL , COMUNIQUE A MENSAGEM DA SALVAÇÃO;

MODELO DA LUVINHA

Comece com o polegar e explique cada verdade, usando um versículo bíblico para mostrar que esta é a Mensagem de DEUS.





MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS.

No salmo 119.11 nós lemos: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar conta ti!”.A infância é o tempo ideal para ensinamentos as verdades da palavra de Deus, as crianças. Quando elas realmente guardam a palavra de Deus em seus corações nunca mais se esquecem. Quando estamos ensinado o Espírito Santo poderá usar esta palavra, mesmo depois de muito tempo para edificá-las e convertê-las do pecado.

Memorizando os versículos bíblicos a sua vida espiritual será fortalecida e poderá evangelizar outros.Atualmente, o que se nota é que pais e professores estão falhando em desenvolver atitudes e qualidades nas crianças, porque dá mais trabalho caminhar nessa direçãoDiz Ruth H.Yamamoto (Livro 52 jogos que ensinam a Bíblia). Podemos relatar histórias bíblicas e versículos sem leva-las a raciocinar, analisar e compreender o que a palavra de Deus diz.

Mas isto não trará nenhum resultado. Portanto ensine com todo amor e criatividade. Suas aulas podem ser divertidas se você preparar com antecedência valorizando os versículos Bíblicos.Observe sempre som que idade você vai trabalhar, se você tem crianças de 03 anos lembre-se de que elas precisam de repetição, repita várias vezes. Se seus alunos têm 06 anos de que estão aprendendo a ler deixe-os ler direto na Bíblia. .Se seus alunos são juniores eles gostam de estórias de pessoas reais.Em que o versículo pode ser aplicado de acordo com a atitude do personagem.
Agora atenção ao ensinar os versículos:
.1. Leia o versículo diretamente de sua Bíblia
2. Explique as palavras difíceis e repita-os várias vezes
3. Explique o versículo, ou seja, aquilo que eles vão colocar em pratica
4. Repita-o usando maneiras diferentes de memorização e sempre fale a referência

Incentivando a Memorização
Procure ensinar o versículo logo no princípio, depois do louvor.
Ensine também no meio da lição, pois sempre há um ponto onde deve se ensinar o versículo..
* Faça esta parte da aula interessante para que eles gostem de memorizar.
* Escolha versículo que tenham valor para vida espiritual da criança e que combinem com o ensino da lição.
*Faça uso do quadro negro.
*Faça cartazes
*Use flanelógrafos preparando figuras que ilustrem algumas palavras do verso e letreiros.
*Use gestos que combinem com o sentido do versículo como nos cânticos (Ap. 3:20)
*Cante versículos musicados.
*Faça perguntas que o versículo responda.

Métodos que podem ser usados:

*Varal Quebra-cabeça
*Vareta
*Cartazinho
*Jogral
*Teatro
*Versículos ilustrados

ILUSTRAÇÃO PARA NOSSAS VIDAS, PARA AULAS NA EBD

Uma lição de vida através dos balões de gás.

(PRECONCEITO RACIAL)

Era uma tarde de domingo e o parque estava repleto de pessoas que aproveitavam o dia ensolarado para passear e levar seus filhos para brincar.

O vendedor de balões havia chegado cedo, aproveitando a clientela infantil para oferecer seu produto e defender o pão de cada dia.

Como bom comerciante, chamava atenção da garotada soltando balões para que se elevassem no ar, anunciando que o produto estava à venda.

Não muito longe do carrinho, um garoto negro observava com atenção.

Acompanhou um balão vermelho soltar-se das mãos do vendedor e elevar-se lentamente pelos ares.

Alguns minutos depois, um azul, logo mais um amarelo, e finalmente um balão de cor branca. Intrigado, o menino notou que havia um balão de cor preta que o vendedor não soltava. Aproximou-se meio sem jeito e perguntou: "moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?"

O vendedor sorriu, como quem compreendia a preocupação do garoto, arrebentou a linha que prendia o balão preto e, enquanto ele se elevava no ar, disse-lhe: "Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir."

O menino deu um sorriso de satisfação, agradeceu ao vendedor e saiu saltitando, para confundir-se com a garotada que coloria o parque naquela tarde ensolarada.
................................................

O preconceito é uma praga que se alastra nas sociedades e vai deixando um rastro de prejuízos, tanto físicos como morais.

O preconceito de raça tem feito suas vítimas, ao longo da história da humanidade. Mas não é somente o preconceito racial que tem sido causa de infelicidade. Esse malfeitor também aparece disfarçado sob outras formas para ferir e infelicitar.

Por vezes, surge como defensor da religião, espalhando a discórdia e a maldade, o sectarismo e os ódios sem precedentes. Outras vezes apresenta-se em nome da preservação da raça, gerando abismos intransponíveis entre os filhos de Deus.

Também costuma travestir-se de muro entre as classes sociais, fortalecendo o egoísmo, o orgulho, a inveja e o despeito. Podemos percebê-lo, ainda, agindo como barreira entre a inteligência e a ignorância, disfarçado de sabedoria, impedindo que o mais esclarecido estenda a mão ao menos instruído.

O preconceito também costuma aparecer travestido de patriotismo, criando a falsa expectativa de supremacia nas mentes contaminadas pela soberba. Ele também pode ser percebido com aparência de idealismo político, explorando mentes juvenis inexperientes e sonhadoras, que são usadas como massa de manobra.

Como se pode perceber, o preconceito é um inimigo público que deveria ser combatido como se combate uma epidemia. Essa chaga social tem emperrado as rodas do progresso e da paz. Por essa razão, vale empreender esforços para detectar sua ação, sob disfarces variados, e impedir sua investida infeliz. Começando por nós mesmos, vamos fazer uma auto-análise para verificar se o preconceito não está instalado em nosso modo de ver, de sentir, comandando nossas atitudes diárias.

Depois, extirpar de vez por todas esse mal que teima em nos impedir de viver a solidariedade e a fraternidade sem limites, como propôs o Mestre de Nazaré.

Reflita: A fraternidade é a chave que rompe as amarras que nos retém nas baixadas, quais balões cativos, e nos permite ganhar as alturas, elevando-nos acima das misérias humanas.

Para isso, lembremo-nos do vendedor de balões e ouçamos a sábia advertência da nossa própria consciência: "Não é a cor, nem a raça, nem a posição social, nem a religião, nem as aparências externa, lição de vida através dos balões de gás......




LIVRO SEM PALAVRAS

DIAGRAMA DO LIVRO SEM PALAVRAS

DOURADA-

O QUE ESTA PAGINA ENSINA: QUEM É DEUS
Criador-Ele fez você.
Amor-Ele ama você.
Céu.
Santo.

VERSÍCULO BÍBLICO: JOÃO 3.16 a

COMO EXPLICAR ESSAS VERDADES:
Explique quem é Deus: Ele fez tudo-as árvores, as montanhas. Ele fez você.
Deus o ama e está preparando um lugar no Céu para os seus filhos. Ele é santo, ou puro e Sua casa no Céu também é pura.

ASSOCIAÇÕES SUGERIDAS:
“Mas existe uma coisa que nunca pode entrar no céu. É o pecado”.


ESCURA-

O QUE ESTA PAGINA ENSINA: PROBLEMA/NECESSIDADE
1. Definição do pecado.
2. Exemplos do pecado.
3. Nascido do pecado.
4. Separado de Deus.

VERSÍCULO BÍBLICO: ROMANOS3. 23

COMO EXPLICAR ESSAS VERDADES:
O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, roubar, etc.
Nós nascemos com um desejo de fazer coisas erradas.
A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isto significa ficar separado de Deus para sempre.

ASSOCIAÇÕES SUGERIDAS:
“Mas Deus tem um plano maravilhoso para você e eu, não sejamos castigados pelos nossos pecados.”

VERMELHA-

O QUE ESTA PAGINA ENSINA: SOLUÇÃO/CAMINHO
O filho perfeito de Deus.
Recebeu nosso castigo.
Derramou o seu sangue.
Está agora no Céu.

VERSÍCULO BÍBLICO: HEBREUS 9.22b, I CORÍNTIOS15.3-4

COMO EXPLICAR ESSAS VERDADES:
Cristo, o Filho de Deus, nunca fez nada de errado. Ele recebeu na cruz, espontaneamente, o castigo que cada pessoa merecia. Deus colocou sobre Ele o seu o meu pecado. Cristo derramou o Seu sangue por nós. Ele morreu, mas não ficou morto. Jesus ressuscitou e agora está no céu.

ASSOCIAÇÕES SUGERIDAS:
“Agora, por causa do que o Senhor fez por você, seus pecados podem ser perdoados.”

LIMPA-

O QUE ESTA PAGINA ENSINA: APROPRIAÇÃO
Convite:
Para afastar-se do pecado e de tentar salvar-se pelo esforço próprio. Confiar em Cristo pela fé somente.
Segurança da salvação.

VERSÍCULO BÍBLICOJOÃO 1.12, HEBREUS 13.5b


COMO EXPLICAR ESSAS VERDADES:
Leia e explique o primeiro versículo. Recapitule a mensagem da salvação, fazendo perguntas. A criança deve orar, reconhecendo que pecou, e que deseja deixar o pecado, confiando só em Cristo. Dê-lhe a segurança: De quem você é filho?Como você sabe?
Leia e explique Hebreus13. 5b-6.o Senhor Jesus vai abandonar ou deixar você algum dia?

ASSOCIAÇÕES SUGERIDAS:
“Quando você se torna filho de Deus, Ele Quer que você O reconheça melhor”.

VERDE:

O QUE ESTA PAGINA ENSINA: CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Confissão do pecado.
Crescimento em Cristo.
Orar;
Ler e obedecer à bíblia;
Testemunhar;
Ir à igreja e a escola dominical.

VERSÍCULO BÍBLICO: I JOÃO 1.19

COMO EXPLICAR ESSAS VERDADES:
A cor verde nos lembra coisas que crescem. Agora que você crê no Senhor Jesus Cristo, você deve crescer Nele.
Confissão do pecado.
Crescimento em Cristo.
Explique o que ela precisa:
· Orar;
· Ler e obedecer à bíblia;
· Testemunhar;
· Ir à igreja e a escola dominical.

ASSOCIAÇÕES SUGERIDAS:
“Entregue um folheto. Faça uma oração de agradecimento. ore pela criança.

Cada pagina do livro sem palavras inclui um detalhe importante. O professor deve conhecer essas verdades para adquirir uma boa base, a fim de começar da maneira certa. À medida que cresce no conhecimento da mensagem da salvação, e o espírito santo pode trazer-lhe à mente a verdade exata a ser ensinada para satisfazer a necessidade da criança naquele momento.

0 comentários:

Postar um comentário