quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jograis Para várias Ocasiões

DIA DAS MÃES- JOGRAL

JOGRAIS
1-Guardando as coisas boas no coração


[TODO O GRUPO DE JUNIORES SE ACOMODA NA FRENTE DA IGREJA E ESCALA-SE 3 JUNIORES PARA O JOGRAL].

NO FINAL DO JOGRAL TODOS RECITAM EM UNÍSSONO PV 5:20.
"Não abandones a instrução de tua mãe"(Provérbios 5.20)

Junior 1:para um filho, as coisas que a mãe fala são sempre muito importantes.

Junior 2 : Muitas coisas ficam gravadas na mente

Junior 3: e a pessoa se lembra delas até ficar adulto.

Todos os 3 : Guardando as coisas boas no coração

Junior 1 : As mães (e os pais também) ensinam coisas importantes para a vida toda

Junior 2 : Tente lembrar agora algumas coisas boas que sua mãe ensinou ou palavras que lhe deixaram feliz.

Junior 3 : A Bíblia nos ensina a sempre prestar atenção nas orientações de nossos pais e também a obedecer-lhes.

Todos os 3: VOCÊ TEM FEITO ISTO?

O grupo inteiro: "Não abandones a instrução de tua mãe"(Provérbios 5.20)
-----------------------------------------------------------------------------
2-MAMÃE
(Brincando de boneca)
(6 meninas, cada uma representa uma atividade das mães. Fala e sai)
1ª - Vestindo pegnoir com boneca e mamadeira na mão:
Quando acordo vou depressa
Preparar a mamadeira
Pois senão... ora essa
Temos muita choradeira.
2ª - De avental com ferro na mão:
Lavo a roupa, faço almoço
Passo a ferro toda vez
E a casa, que alvoroço
Limpo sempre, todo o mês.
 - Com livro na mão mostrando a uma criança menor:
Menino, preste atenção:A mamãe vai te ensinar
Estudemos a lição
Para a mestra não zangar.
4ª - Com cestinha de costura: Olhem só que meninada
Rasgam sempre as roupinhas
Eu fico muito zangada
Quando rasgam as calcinhas
(mostrar uma calça rasgada)
 - Trazendo uma criança menor com roupa de dormir:
Já é hora de dormir
Faça a sua oração
Ajoelhe-se a sorrir
E entregue o seu coração
 - De camisola e travesseiro na mão:
Oh! Como estou cansada
Trabalhei o dia inteiro
Está dormindo a criançada
Vou dormir no travesseiro.
(Deita e dorme)
(Entram outras crianças vestidas de anjo e rodeiam a mãe que dorme e falam juntos:)
Anjinho:
Dorme, dorme, mamãezinha,
Cumpriste bem tua missão.
Serás sempre uma rainha dentro do meu coração.
ENCERRAMENTO :
(Criança pequena falando)
Querida mãezinha,
Nosso programa terminou.
Agradecemos sua presença
Que muito nos alegrou.


Jogral para o dia das Mães
1.
2º Domingo de Maio
mais um dia a comemorar
honrosamente dou esta flor
para minha mãe homenagear

2.
Feliz e agradecido ficamos
Por nossa genitora sofrida
Temos muito a saudar
A dona de nossa vida

3.
Muita luta ela enfrenta
No dia-a-dia corrido
Acorda de madrugada
Pensado em seu filho querido

4.
Mãe, no mundo da lua
Parecer viver
Fala com o recém nascido
Como se ele fosse entender.

5.
Tem horas que me intrigo
Mãe tem gosto esquisito
Acha o filho dos outros feios
E o seu muito... mas muito bonito.

6.
Alguém ao seu filho
Às vezes quer machucar
A briga logo acontece
As contas tem que acertar.

7.
Mãe é mesmo uma graça
Mulher serena e fina
Brinca com seu filho
Como ela ainda fosse menina.

8. 
Ações do filho são diversas
A mãe enxerga com espanto
Ou meu filho é um gênio
Ou mesmo um santo

9.
A moda fica para trás
Devido aos tempos mudados
Lembra somente da cria
Mesmo com o bolso furado

10.
Com pouca comida na casa
Seu almoço não convém
Passa fome ou come osso
Mas o filho fartura tem

11.
A doença é um fato
No filho tem que sarar
O desespero é enorme
Remédio não pode faltar

12.
Sai de baixo minha gente
Meu filho está doente
Quem quiser que se meta a besta
Virei fera, estou valente.

13.
Chega a época da escola
O orgulho logo cresce
Deixa seu filho bonito
Com o luxo que merece

14.
O tempo vai passando
A escola é frequente
Lutas novas são feitas
Com o filho adolescente

15.
A adolescência vem surgindo
O namoro vem brotando
Eta que preocupação
O moleque tá amando

16.
O namoro fica sério
O cabelo embranquece
O danado chega tarde
Alguma coisa acontece

17.
Ciúme a mãe não precisa
De seu filho agora ter
O namoro é uma fase
Mas amor materno é pra valer.

18.
O menino quer ser homem
Às vezes levanta a crista
A mãe lhe baixo o facho:
“Se não quer, pegue a pista.”

19.
A criança vira adulto
Mas o dengo ainda é forte
Coça a cabeça do filho
Com desejos de sorte.

20.
Nossa genitora é tão sagrada
Que nada no mundo lhe detém
Deus protege a natureza
Com o sentimento que a mãe tem.

21.
A dedicação é tamanha
Que a própria vida abandona
Lutando por seu filho
Que às vezes decepciona

22.
Sabemos do valor
Das mães desse mundo
Por isso que agradecemos
Por seu amor profundo

23.
2º Domingo de Maio
Mais um dia a comemorar
Honrosamente damos flores (TODOS)
Para nossas mães homenagear.

Jogral dia das mães para jovem

APRESENTADOR: Estou procurando uma mulher capaz de lutar por grandes ideais. Uma mulher que, embora frágil, suporte as dores mais difíceis da vida.
Sim, procuro uma mulher com tanto amor para dar, que seja capaz de dar a vida pelos outros. Vocês conhecem uma mulher assim?
(No palco surgem crianças que recitam estes textos e saem.)
Criança 1: Mãe, onde está o meu caderno de caligrafia?
Criança 2: (do outro canto) Ô mãe, eu to com fome!
Criança 3: Mãezinha, ajuda a amarrar meu cabelo?
Criança 4: Mãe, peça ao pai deixar eu ir hoje na festinha do Roberto!
APRESENTADOR: É esta a mulher que eu procuro. Ela existe dentro de cada menina que brinca diante de nós. Sim, ela é um dom de Deus que floresce quando é convidada a partilhar com Ele o ato da criação. É a mulher que, no nosso dia-a-dia, parece muito comum em nosso sofrido Brasil, menos, talvez, nos chamados paises do primeiro mundo.
(Uma de cada vez, as mães entram e travam diálogo com a platéia.)
MÃE 1 (caracterização: dona de casa): Ah, como me sinto feliz ao ver meus filhos tão saudáveis e empenhados em suas tarefas! A minha família é a minha alegria.
Com meu esposo vibramos com tudo que nela acontece. Acreditem, nunca imaginei que seria capaz de ter sentimentos tão fortes.
MÃE 2 (caracterização: professora): Quando eu era moça, esperava a comida prontinha que mamãe colocava na mesa. Exigiam dela que minhas roupas fossem sempre limpinhas. Passava longas horas no telefone! Conversas e mais conversas que caíam na conta de meus pais. Antes de ser mãe, eu não tinha hora para acordar. Claro, havia programas interessantes na TV e eu nunca me preocupava com a hora de ir para a cama! Sim, eu era uma moça descansada, irresponsável.
Mas agora sou mãe, em casa e na escola. Como amadureci com isso! Posso Ihes afirmar que é muito bonito ser mãe de meus filhos e dos filhos que outras mãe me confiam para ensinar e educar. O amor não deve ter limites!
MÃE 3 (caracterização: rica): Antes de ser mãe, eu não me preocupava com os problemas de minha família. Conhecia só os direitos, os deveres pertenciam só aos pais. Antes de ser mãe, ninguém vomitou nem fez xixi em mim.
Agora tudo mudou. Agora sou mãe. Isso é bom demais.
O papa João Paulo I afirmou que o próprio Deus é mãe.
Eu não duvido: Ele é o amor personificado!
MÃE 4 (caracterização: operária): Meus amigos e minhas amigas, antes de ser mãe eu nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina pudesse mudar tanto a minha vida. Eu nunca imaginei que pudesse amar tanto assim.
Adoro ser mãe. Nunca havia conhecido a sensação de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
MÃE 5 (caracterização: negra): Eu não conhecia e nem imaginava o profundo laço que existe entre a mãe e a sua criança. A felicidade de alimentar um bebê faminto. Nunca poderia imaginar o calor, a alegria e a satisfação de ser mãe. Vocês, moças, às vezes temerosas diante de seu futuro, sonhem com o ideal de ser mães. Sinto-me uma rainha!
TODAS AS MÃES: Oh, Deus, você nos fez frágeis e fortes ao mesmo tempo. Nós participamos do seu poder criador.
(As mães ficam ao lado do palco. Entra a mãe índia.)
MÃE 6 (caracterização: índia): Mesmo que nunca tenha gerado um filho. Mesmo que nunca venha a gerá-lo, toda mulher é mãe! Mãe dos irmãos, mãe dos amigos, mãe dos animais, mãe da terra. Para nós, mães índias, é um presente de Deus podermos gerar uma nova criatura e educá-la nos nossos costumes,
(Entram 3 crianças: um menino e uma menina de 7 a IO anos e um neném de colo. Trazem um ramalhete de flores e se colocam no centro do palco. Aproximam-se as mães.)
TODAS AS MÃES: A mãe índia tem razão: há mulheres que consideram um peso participar da criação de Deus. Nós nos orgulhamos da vida nova que brota de dentro de nós: é um presente sagrado.
(As mães do palco descem e oferecem às mães da platéia as flores que estão com as crianças. Colocar uma música
(Após a música, encerrar com este jogral recitado por jovens.)
Jovem 1: Não queremos mães escravas para suprir necessidades!
Jovem 2: E nem queremos mulheres que assumam a maternidade como pura necessidade da natureza!
Jovem 3: Só queremos nos alegrar com você, mãe, por este dom que Deus Ihe deu!
TODOS: Deus nos ama com Amor de Mãe!
Jovem 1: Seu abraço protetor...
Jovem 2: Seu sorriso restaurador...
Jovem 3: Só nos faz perceber que...
TODOS: Deus nos ama com Amor de Mãe!
Jovem 1: Mãe, você não pode ser explorada!
Jovem 2: Mãe, você é a pérola mais preciosa da humanidade !
Jovem 3: Mae, você se assemelha com a Mãe do nosso Redentor!
Jovem 2: Humilde...
Jovem I: ... mas corajosa!
Jovem 3: Atenciosa...
TODOS: ...mas, acima de tudo, destemida e apóstola!
Jovem 1: É por isso e mil outras razões que Ihe dirigimos esta oração:
Jovem 2: "Querida mãezinha, cheia de alegria..."
Jovem 3: "Nosso Pai do Céu e também da terra estejam sempre com você...
Jovem 1: "Abençoada seja você entre todas as criaturas..."
Jovem 2: "E abençoados sejam também todos aqueles a quem você ama..."
Jovem 3: "Santa e abençoada Mamãe...
Jovem 1: "Olhe por nós, seus filhos queridos..."
Jovem 2: "Que, pela ingratidão, muitas vezes você chorou..."
Jovem 3: "Mas sempre Ihe amamos e por isso pedimos":
TODOS: "Esteja ao nosso lado hoje e çempre, amém!"
no final uma música também


JOGRAIS


AS MÃES SÃO FLORES (4 participantes))

1
– As mães são flores maravilhosas,
2 – São lírios lindos e belas rosas,
3 – São dálias, cravos, açucenas,
4 – Jasmins, violetas amenas.
1 – Flores belas, simples ou perfumadas,
TODOS – As mães são flores sagradas!
2 – Merecem nosso carinho, a nossa admiração,
3 – O nosso amor mais sincero, a nossa dedicação.
4 – Por tudo o que elas sofrem,
1 – E pelo amor que elas têm,
2 – Bem merecem no seu dia
TODOS – Mil beijos e parabéns!
3 – As mães são símbolo de amor,
4 – De sacrifício e dores,
1 – Fazemos-lhes, portanto, justiça
3 – Dizendo: “As mães são flores!”
TODOS - Ó mães queridas, nós vos amamos,
E neste dia vos abraçamos.
Ao Deus bendito por vós rogamos
Que vos dê vida por muitos anos!


0 comentários:

Postar um comentário